FAQ
1. Quais os Escopos disponíveis para esta Certificação?
Escopos disponíveis para Certificação de Profissionais são para profissional da reparação automotiva: Sistema de Freio, Sistema de Direção, Sistema de Suspensão, Sistema de Exaustão, Sistema de Motores, Retífica de Motores, Funilaria e Pintura; Vendedor de autopeças;
2. Onde posso ter mais informações sobre o processo de certificação?
No link www.cpiqa.iqa.org.br
3. Como faço a inscrição?
No link www.cpiqa.iqa.org.br, com sua ciência e aceitação das normas e condições estabelecidas.
4. Qual o valor da certificação?
Cada escopo pretendido de certificação possui o valor de R$ 150,00.
5. Como tenho informação de aprovação e liberação de inscrição?
Todas as informações estarão disponíveis no site www.cpiqa.iqa.org.br.
6. Quem pode fazer inscrição?
Profissionais da área de reparação automotiva que comprovem competência na área de no mínimo 2 anos ou curso de formação. Maiores informações no regulamento disponível no site www.cpiqa.iqa.org.br.
7. Recebi um voucher/cupom como me inscrever?
O candidato que recebeu voucher/cupom através de um Pessoa Jurídica deve acessar o site www.cpiqa.iqa.org.br e realizar a compra da certificação e no momento do pagamento inserir o voucher/cupom e seguir os passos seguintes de criação de login e senha.
8. Após realizar a inscrição qual prazo para realização do exame?
O candidato terá 90 (noventa) dias para realizar o exame após inscrição, caso não realize dentro desse prazo a inscrição será automaticamente cancelada e não será reembolsada. Lembrando que o prazo de 90 dias a partir da inscrição é o limite para realizar as duas tentativas do exame.
9. Quais documentos são necessários?
Para a certificação serão solicitado os seguintes documentos:
- Uma foto de rosto
- Cópia do RG ou de outro documento oficial com foto (máximo de 10 anos) e CPF; ou cópia da CNH;
10. Como enviar os documentos?
Os documentos deverão ser enviados após aprovação do pagamento via link de inscrição no site www.cpiqa.iqa.org.br.
11. Como será comprovado a minha identidade?
será comprovada pela foto dos documentos encaminhados, por isto ser importante que os documentos sejam recentes.
12. Quando posso agendar o exame?
Desde janeiro de 2024 (alteração 1.4 do Regulamento), não é mais necessário agendar o exame. Você poderá acessar sua prova clicando no item “Acesse sua prova” e iniciar o exame no horário indicado na plataforma. Lembre-se: se aprovado, seu certificado só será emitido após o envio dos documentos solicitados na plataforma.
13. O que posso fazer se houver algum problema técnico que me impeça de prosseguir no exame?
Se tiver problemas técnicos fora do horário do chat online (09h às 17h), tire capturas de tela do erro e envie para monitoria@kaptiva.com.br para análise.
14. Como é aplicado o exame?
O exame é aplicado por meio eletrônico, na modalidade remota e individual, com a presença de um avaliador online para garantir a lisura do processo.
15. Se eu não conseguir fazer o exame?
O exame poderá ser iniciado ao enviar os documentos na plataforma, e deve ser realizado no período de validade de 90 dias.
16. Quais os requisitos do meu computador para fazer o exame?
É obrigatório o candidato realizar o exame de um computador que possua uma webcam para fins de validação da identidade do candidato e monitoramento da realização do exame. Não é permitido realizar o exame através de dispositivo móvel, como celular e tablet.
17. O exame é gravado?
Todo o exame será gravado para registro e o equipamentos do candidato deverá disponibilizar acesso a áudio e imagem.
18. Quais atitudes podem fazer eu ser reprovado?
- Incompatibilidade técnica do equipamento do candidato em relação ao exigido pelo processo de certificação, com recusa ou impossibilidade de adequação;
- Utilização de ambiente inadequado para a realização do exame com recusa ou impossibilidade de adequação;
- Indício de contato com terceiros durante o exame;
- Tentativa de utilização do teclado e/ou aparelhos eletrônicos;
- Outros comportamentos irregulares registrados pelo sistema.
19. É permitido alguma consulta a materiais?
Não será permitida consulta a livros, periódicos, compêndios, revistas, ou qualquer tipo de material durante o exame de certificação, bem como a tentativa de consulta por meios eletrônicos ou de comunicação à distância.
20. É permitido uso de fone de ouvido?
Não será permitido uso de fone de ouvido ou outro equipamento auricular, com exceção de aparelho auditivo (assim comprovado antecipadamente).
21. É permitido conversar com alguém?
Não será permitida a conversa do candidato com outra pessoa durante a realização do exame.
22. É permitido uso de celular?
Não será permitida a utilização de aparelhos de telefonia móvel ou fixa durante a realização do exame, os quais deverão ser desligados/inativados.
23. Qual o tempo de para realização do exame?
O tempo máximo para a realização do exame de Certificação será de 2 horas ininterruptas.
24. É possível interromper o exame?
Não será permitido interrupção, em nenhuma hipótese, do exame, caso seja interrompido o exame será imediatamente cancelado.
25. Em caso de possuir alguma necessecidade especial com quem falo?
Você deverá informar a sua necessidade pelo site www.cpiqa.iqa.org.br.
26. Qual a nota para ser considerdo aprovado?
Será considerado aprovado o candidato que obtiver 70% de acertos no cômputo geral de pontos por questão, e não possuir não conformidades registradas pelo examinador.
27. Quando o resultado da certificação estará disponível?
Após finalização do exame, o resultado estará disponível na plataforma em até 72 horas.
28. Onde consulto o resultado?
É de inteira responsabilidade do candidato consultar o resultado do exame na plataforma, que estará disponível para consulta durante todo o período de validade da inscrição. Após a realização do exame será disponibilizado a área “emissão do certificado” onde será possível verificar o status de sua aprovação ou não aprovação.
29. Após aprovação quando tenho o certificado?
No caso de aprovação, um Certificado de Conformidade em formato eletrônico, com código de verificação de autenticidade, será disponibilizado ao candidato para download na plataforma da certificação.
30. Quanto tempo tem de validade a certificação?
A certificação inicial terá validade de 36 meses a contar da data de sua aprovação, e poderá ser renovada através de aplicação de um processo de recertificação, com nova inscrição e exame. Cada recertificação terá validade de 24 meses a contar da data de sua aprovação
31. Se eu for reprovado, tenho outra chance?
O candidato tem direito a 03 (três) tentativas, portanto em caso de reprovação no exame, o candidato poderá realizar até duas novas tentativas na plataforma, no prazo de 90 dias, a contar da data de sua inscrição. Após esse prazo, o cadastro torna-se inativo e será necessária uma nova inscrição e pagamento. Caso o candidato não seja aprovado em nenhuma de suas tentativas, é considerado reprovado, sendo necessário iniciar um novo processo para realizar o exame.
32. Posso pedir revisão da prova no caso de dúvidas na correção?
Pedidos de revisão de resultado da prova deverá ser solicitado via o site www.cpiqa.iqa.org.br.
33. Se eu for certificado eu posso utilizar algum logo?
O profissional certificado poderá usar o Certificado e/ou Selo de Conformidade em divulgações promocionais, conforme previsto no FRM.PAC-001-A – Manual de Uso da Marca. O IQA também poderá estabelecer formatos pré-definidos de divulgação, como placas de identificação visual, logomarcas, etc.
34. Como inscrever participante na opção de compra para outra pessoa?
Clique aqui para tirar todas suas dúvidas sobre esse procedimento.
35. Como inscrever participantes em lote na opção de compra para outra pessoa?
Clique aqui para tirar todas suas dúvidas sobre esse procedimento.