Certificação de Profissional – Retífica de Motores
Descrição
Prova avaliativa do conhecimento técnico reparador automotivo que realiza diagnóstico e manutenção do sistema aplicado em veículos automotores, leves ou pesados. A elaboração desta prova foi realizada por um comitê de especialistas composto por profissionais que trabalham em fabricantes de componentes automotivos, profissionais do ramo de manutenção automotiva (centros de reparações e retificas) e profissionais de instituições de ensino que são referência, especializadas em manutenção de automóveis.
Objetivo
A Certificação tem por objetivo reconhecer os profissionais com conhecimentos e habilidades para realizar todos os procedimentos necessários para o diagnóstico e retifica dos componentes fixos e móveis do motor de combustão interna aplicados a veículos automotores.
Resumo
O candidato deverá possuir conhecimento de construção de motores, componentes do sistema do motor clico Otto e Diesel, Folgas e limites de usinagem, ferramentas de usinagem / brunimento / plaina / testes de trincas e outros, processos de desmontagem e montagem, ferramental necessário, produtos e complementos ao processo, bem como das normas ABNT NBR 13032:2008 e NBR 15681:2009. Verifique detalhes na sequência em “Conteúdo Avaliativo”
Público Alvo
Profissionais de manutenção automotiva, podendo ser engenheiros, tecnólogos, técnicos em mecânica automotiva, mecânicos, auxiliares em mecânica, chefes de oficina, consultores técnicos ou especialistas. Recomendável ter no mínimo de 2 anos de experiência na atividade ou 460 de formação no escopo.
Conteúdo Avaliativo
Os processos de retifica de motores são realizados para reparar o desgaste natural dos componentes do motor, prolongando sua vida útil. Os principais processos são: Retifica do bloco, do virabrequim, das bielas, das válvulas, do comando das válvulas, do cabeçote do motor e dos pistões.
Mais Informações
Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail certificacaodeprofissional@iqa.org.br